sábado, 23 de julho de 2016

Café com jornal e a gestão do fósforo

Gestão do fósforo

Um fósforo, um jornal, uma xícara de café e uma bala de menta 


  • Estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento. 
  • Um homem estava dirigindo há horas e cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou qualquer lugar que ele pudesse descansar. 
  • Em poucos minutos, de longe ele viu um letreiro enorme piscando: Hotel Venetia. ao entrar na recepção, com uma luz suave no hall de entrada do hotel, uma moça no balcão de rosto alegre o saudou amavelmente:
-Bem-vindo ao Venetia!


  • Alguns minutos após a saudação, o hospede já se encontrava instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
  • No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente lima, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. 
  • Era demais! Aquele que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava sorte.
  • Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. 
  • Assinou a conta e retornou para o quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a sua surpresa! 
  • Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um, que noite agradável aquela.

  • Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. 
  • Saiu da cama correndo para ver o que estava havendo lá, simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café, e junto havia um cartão que dizia: "Sua marca predileta de café. Bom apetite!"
  • Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se no jantar perguntaram qual era a sua marca preferida de café.
  • Em seguida, ele ouviu um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. "Mas, como pode?" O meu jornal! Como eles adivinharam? "Mas uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.
  • O cliente deixou o hotel encantado e feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.


Mas, o que esse hotel fizera mesmo de tão especial?
Apenas um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.
  • Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado.
  • Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos das pessoas. O Valor das pequenas coisas conta, e muito.

  • A valorização do relacionamento com o cliente, fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!! Lembrando que esta mensagem vale também para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento); enfim, pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe.
  • Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia a dia, que na maioria das vezes passam despercebidos.



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