Fundamentos sobre como pagar a faculdade com o Fies
- Empréstimos para financiar o curso superior cresceu mais de 600% nos últimos quatro anos, e você vai aprender como pagar a faculdade de várias maneiras.
- Até pouco tempo atrás para ingressar no ensino superior era privilégio de alguns, hoje a situação é bem diferente, o número de faculdades particulares vem crescendo a cada ano e as opções para pagar as mensalidades estão cada vez mais diversificadas.
- Além das bolsas oferecidas pelas próprias instituições, os alunos encontram no mercado diversas opções de financiamento, novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) teve uma expansão notável do número de beneficiados. Com juros mais baixos e a ampliação do prazo para a quitação do empréstimo, a concessão de financiamento pelo Fies cresceu 630% nos últimos quatro anos.
- Com o crédito mais acessível, o aluno começa a escolher a instituição não pelo preço, mas por aquilo que ela agrega, afirma Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Sindicato das Entidades de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).
Como pagar a faculdade e como fica o FIES em 2016?
A Starbucks causou uma certa surpresa nos Estados Unidos.
- A rede decidiu que seus 140 mil funcionários ativos na empresa, podem fazer uma graduação por quatro anos sem pagar nenhuma taxa. Ou seja, de graça. Ou melhor ainda, por conta da cafeteria.
- O programa já dava bolsas integrais aos mais experientes na rede, passou por uma reformulação e agora vai funcionar da seguinte forma: cada funcionário da Starbucks que trabalha em período integral ou não, que for aceito pela Universidade do Estado do Arizona pode pedir a bolsa, que dá direito, a cada semestre, o reembolso das taxas cobradas pela instituição de ensino.
- O funcionário poderá escolher entre 49 cursos online e não tem a necessidade de ficar na Starbucks após a conclusão do curso, inacreditável néh.
- Como pagar a faculdade no Starbucks? Todo mundo merece uma chance ao sonho americano , diz o presidente da Starbucks, Howard Schultz, em um comunicado à imprensa, Ao dar acesso a quatro anos com cobertura das taxas, estamos fornecendo ferramentas críticas para oportunidades ao longo da vida .
- A rede diz que vai gastar 250 milhões de dólares com o programa e espera que 25 mil funcionários consigam seus diplomas daqui a 10 anos.
- Atualmente há 2 mil empregados da cafeteria fazendo algum curso online na Universidade Estadual do Arizona.
- Nos próximos anos, ela decidiu contratar 10 mil jovens entre 16 e 24 anos que não estão nem estudando, nem trabalhando. Com isso, eles poderão ter a chance de entrar no programa educacional da Starbucks.
O que está por trás disso?
- Este benefício da Starbucks é parte da cultura criada por Schultz, presidente da empresa, filho de um trabalhador que era maltratado na sua carreira e não sabia como pagar a faculdade.
- O presidente da rede afirmou certa vez que se sentia motivado em fazer a diferença na vida de seus empregados, caso estivesse em uma posição adequada para isso.
- Não é à toa que a Starbucks oferece seguro saúde para todos os seus empregados um caso pouco provável para uma empresa desse porte nos Estados Unidos.
- Além disso, como conta a Forbes, o benefício é uma boa ajuda para o bem-estar e retenção dos profissionais, além de mostrar que a empresa se preocupa com seu lado ético e social em função dos seus funcionários a partir da cultura do presidente da empresa.
- Um dos resultados, segundo a revista, é que a Starbucks terá empregados mais educados para atender seus clientes e poderá atrair melhores profissionais para trabalhar em suas cafeterias.
3 formas de vender coisas para ajudar a pagar a faculdade
- Os custos da faculdade podem ser altos e nem sempre arcar com eles será uma tarefa fácil, por isso, encontrar formas de conseguir mais dinheiro é a melhor opção e a boa notícia é que isso não é difícil e não exige muito esforço da sua parte, vender coisas, por exemplo, pode ser a solução para a ajuda extra que você precisa de como pagar a faculdade.
Confira 3 formas de vender coisas para ajudar o como pagar a faculdade:
1 Como pagar a faculdade Vendendo coisas que você já tem e não usa, você pode vender livros que já leu, gibis, artigos de coleções passadas, algum item que você não usa, use a internet para negociar, olx, fans page focadas como brechó são ótimas opções para vender roupa, enfim, existem inúmeras possibilidades de objetos que podem ser encontrados no seu quarto e que você não vai mais precisar. Vendê-los online é uma boa dica para conseguir dinheiro facilmente.
2. Como pagar a faculdade Criando algo para vender: se você tem habilidades artísticas e é uma pessoa criativa, você pode criar o seu produto que será vendido. Podem ser caricaturas, poemas ou até mesmo um cd com algumas faixas musicais, escreva artigos de assuntos que você saiba ou até mesmo pode ser freelancer de artigos, clique aqui para ver estas opções. Explore os seus talentos, eu por exemplo escrevo artigos e ganho adsense do Google, entra direto na minha conta, acesse e saiba mais.
3. Como pagar a faculdade Comprando algo para vender mais caro: se você acredita que já tem as características de um bom empreendedor, tente investir em algum produto que você consiga comprar por um preço mais barato e revendê-lo, essa é a escolha de muitos estudantes que precisam de dinheiro, apenas tome cuidado para que o seu produto não fique muito caro e as pessoas não queiram comprá-lo, são de pequenos negócios que você acaba se tornando um empresário de sucesso, acredite em você.
Várias maneiras de como Pagar sua Faculdade
- Qualquer faculdade dos sonhos pode rapidamente se tornar um pesadelo após o recebimento de um pequeno pedaço de papel chamado boleto bancário e muitos vestibulandos passam meses estudando para conseguir ingressar em uma boa faculdade, mas não sabem como pagá-las depois.
- Luiz Júnior enfrentou este problema de como pagar a faculdade, um caso aleatório que encontrei no blog, ele passou seis meses estudando em sua casa para conseguir uma vaga na faculdade de psicologia de uma das mais conceituadas faculdades de São Paulo e três meses após o ingresso na faculdade teve que abandonar seu sonho de se tornar psicólogo. Não tinha mais como pagar a faculdade.
- A Faculdade era muito cara, a família não tinha condições de dar suporte financeiro e eu não conseguia nenhum emprego que me pagasse o suficiente para ele se manter na faculdade e teve de abandonar o curso.
- Assim como Luiz, outro caso que encontrei no blog de estudantes, muitos estudantes enfrentam o mesmo problema de como pagar a faculdade, como pode ser visto através do índice de inadimplência e desistência nas faculdades particulares que cresce a cada ano.
- Umas das coisas que aprendi é o "como" não é domínio nosso, porque temos objetivos que vai alem nas nossas condições, então eu apenas avalio os requisitos e pesquiso muito sem medo de ser feliz, e em muitas vezes temos que ser estratégicos centrados para concluir.
- Meu exemplo foi entender como funciona o fies, entendi que na minha casa ou que ganho no trabalho tinha que ser um valor de faturamento que superasse 60% da mensalidade do meu curso, matei a xarada.
- Arrumei um trabalho que ganhasse um valor que atingisse essas metas, e quando ao faturamento da casa que moro, simples, coloquei que morava em república de estudantes já que moro em São Paulo, e realmente eu sou de Goiânia, minha família tem condições de me ajudar, conclusão: aprovado 100% fies, como pagar a faculdade, essa foi minha forma.
- Com planejamento e informação é possível pagar uma faculdade particular e até estudar de graça. Existem muitas opções e facilidades que por falta de conhecimento os estudantes não aproveitam.
Veja como conseguir pagar sua faculdade:
PROUNI
- Uma das melhores opções para estudantes de baixa renda. O ProUni visa a criar condições para facilitar o acesso de estudantes carentes ao ensino superior.
- Para concorrer a bolsa do Prouni o estudante deve ter estudado todo o segundo grau em escola pública, comprovar renda familiar, por integrante da família, de até um salário mínimo e meio e menor que três salários mínimos e ter alcançado a pontuação mínima exigida no exame do ENEM.
- Segundo o site do programa, a classificação na pré-seleção, realizada pelo MEC, é feita pelo resultado da média entre os resultados da prova de conhecimento e de redação do candidato no ENEM, em um processo seletivo eficaz, confiável e transparente. Assim, os estudantes com as melhores médias em cada curso e sua habilitação são pré-selecionados dentro do número de bolsas disponíveis,
Como funciona o processo:
- O aluno que atende todos os requisitos presta o exame ENEM e se inscreve no Programa Universidade para Todos (PROUNI). A partir daí seleciona o curso que pretende estudar e as faculdades (que aderiram ao programa) onde pretende ingressar. Por exemplo:
Curso: Administração
Faculdades: Mackenzie, ESPM, FAAP e Belas Artes.
Faculdades: Mackenzie, ESPM, FAAP e Belas Artes.
O candidato presta o exame ENEM e obtém uma pontuação.
Com base nestes dados, O MEC prepara uma lista de classificação com base nas notas do Enem e repassa para as instituições cadastradas.
- O estudante deverá prestar o exame vestibular destas instituições e ser aprovado. Após a aprovação, a faculdade fará a distribuição de bolsas, totais ou parciais, de acordo com a classificação obtida no ENEM.
- Digamos que você tenha feito a opção pelo curso e faculdades listadas acima e tenha obtido 75 pontos no ENEM. Você concorrerá a uma vaga com outros estudantes que realizaram o ENEM e procuram o mesmo curso na mesma faculdade e conseguem as vagas os que obtiverem as maiores pontuações.
- Mesmo que você não atinja a pontuação suficiente para conseguir uma bolsa para o curso e as vagas que selecionou, o PROUNI pode lhe oferecer ainda as vagas remanescentes de outros cursos e instituições, isso não é fantástico.
Como pagar a faculdade com fies?
- O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) para financiar cursos de graduação na educação superior, em instituições não gratuitas, a juros de 3,4% ao ano. Desde a sua criação, em 1999, mais de 1,5 milhão de estudantes já usaram o FIES para pagar a faculdade particular.
Vou explicar o que você precisa fazer para conseguir o FIES e resolver o como pagar a faculdade para turbinar sua carreira!
Como funciona o FIES?
O FIES está dividido em três fases:
- Utilização: vai do momento em que o estudante começa a receber o benefício até a sua formatura no curso financiado. Durante esse período, deve pagar apenas os valores referente aos juros do financiamento, em parcelas trimestrais de no máximo R$ 50,00, muito simples não é mesmo.
- Carência: começa a contar no momento em que o estudante se forma e dura um ano e meio. Durante essa fase, o estudante só precisa pagar as parcelas trimestrais.
- Amortização: um ano e meio depois de formado, o estudante começa a pagar a dívida do financiamento da faculdade. O prazo é de até três vezes a duração do curso financiado, mais 12 meses. Sendo assim, se financiar 4 anos de curso, o estudante terá até 13 anos para terminar de pagar o FIES, as minhas parcelas por exemplo ficou R$ 238,00 mais não vou pagar em 10 anos conforme o financiamento, podemos adiantar.
Quem pode pedir o financiamento do FIES?
Podem pedir o FIES os estudantes matriculados regularmente em cursos presenciais de graduação nas instituições privadas participantes do programa. Quem se formou a partir de 2010 precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média mínima de 450 pontos nas provas e nota maior que zero em redação. A renda familiar bruta mensal também é um requisito para pedir o FIES e não pode ultrapassar os 20 salários mínimos.
- O financiamento do FIES é vetado aos estudantes que: caixa econômica fies
- Foram beneficiados anteriormente com o caixa FIES;
- Estiverem com a matrícula trancada no momento da inscrição fies no Programa;
- Estiverem inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
- Apresentarem renda familiar bruta superior a 20 (vinte) salários mínimos;
- Comprometerem menos de 20% da renda familiar com a mensalidade da faculdade.
Qual o percentual que pode ser financiado pelo FIES?
- O FIES financia de 50% a 100% dos custos da graduação. O cálculo da caixa econômica fies é feito da seguinte forma:
- Estudantes com renda familiar bruta mensal de até 10 salários mínimos podem conseguir financiar:
- 100%, quando o comprometimento da renda familiar mensal bruta, per capita, com os encargos educacionais, for igual ou superior a 60% ;
- 75%, quando o comprometimento da renda familiar mensal bruta, per capita, com os encargos educacionais for igual ou superior a 40% e menor de 60%;
- 50%, quando o comprometimento da renda familiar mensal bruta, per capita, com os encargos educacionais, for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
- Estudantes que apresentam renda familiar mensal bruta maior de 10 salários mínimos, e menor ou igual a 15 salários mínimos podem conseguir financiar:
- 75%, quando o comprometimento da renda familiar mensal bruta, per capita, com os encargos educacionais, for igual ou superior a 40%;
- 50%, quando o comprometimento da renda familiar mensal bruta, per capita, com os encargos educacionais, for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
- Os estudantes com renda familiar mensal bruta entre 15 e 20 salários mínimos têm direito a 50% de financiamento, desde que o comprometimento da renda familiar mensal bruta, per capita, com os encargos educacionais, for igual ou maior que 20%.
Quais faculdades participam do FIES?
Você pode consultar, no site do FIES, lista das faculdades e cursos aceitos em cada Estado. Para participar do Programa, os cursos devem ser presenciais, ter nota maior ou igual a 3 (três) no Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ou uma autorização do MEC.
O Enem é exigido para o FIES?
- Agora Sim. Estão isentos da exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas os estudantes que se encaixarem em um destes dois casos:
- Quem concluiu o Ensino Médio anteriormente ao ano de 2010.
- Professores da rede pública de ensino, integrantes do quadro de funcionários de instituição pública, matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Para os estudantes que concluíram o Ensino Médio a partir de 2010, é exigida média mínima de 450 pontos nas provas do ENEM e nota maior que zero na redação.
Precisa de fiador para conseguir o FIES?
- Sim, o processo de concessão do benefício exige um fiador. O estudante será dispensado desta exigência nos seguintes casos:
- se estiver matriculado em curso de licenciatura;
- se for bolsista parcial do ProUni;
- se a renda familiar per capta mensal for de até um salário mínimo e meio. (Eu me encaixei nesta)
Nestas condições, ao invés do fiador, o estudante deverá optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) ao fazer a inscrição.
Bolsista parcial do ProUni pode pagar o restante da mensalidade por meio do FIES?
- Sim. O estudante pode utilizar recursos do FIES para pagar o restante da mensalidade, mas precisa aplicar este financiamento no mesmo curso e instituição onde tem a bolsa do ProUni, e a soma dos dois benefícios não deve ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto.
Como fazer a inscrição FIES?
- O estudante deve fazer sua inscrição fies na internet por meio do sistema informatizado do FIES (SisFIES) e preencher um formulário no primeiro acesso, informando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento e endereço eletrônico válido.
- Depois de fazer a inscrição, pelo site do FIES, o estudante precisa comprovar informações na faculdade, no departamento responsável pelo FIES, em seguida, deve comparecer à agência bancária escolhida durante a inscrição fies levando toda a documentação necessária e contratar o financiamento.
Vai tentar um financiamento do FIES para pagar a faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários e tire suas dúvidas, eu Rafael Freitas, autor deste artigo uso o fies 100% também e posso ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário